Experiências com as quatro melhores coisas da vida: Comer e Viajar

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Torta alemã e bolo gaúcho

Tem gente que chama de bolo, mas outros dizem ser um pão, que pode ser ou não adocicado, assado com banana, com farofa de açúcar, servido como acompanhamento, café-da-manhã, lanche, um verdadeiro coringa gaúcho. A colonização alemã no sul do Brasil criou a cultura de servir sempre essa massa assada que se tornou marca da região, o cuca.

Mesmo que muita gente de outras regiões do Brasil nunca tenha ouvido falar, o bolo vai crescendo nacionalmente. A primeira aparição na vida paulistana do Monstro foi no Záfari, supermercado gaúcho que inaugurou perto de sua casa e que substituiu outros a que ia com frequência. Lá vende cuca junto com pães e bolos, por cerca de R$ 3 a unidade.


E agora foi a Dr. Oetker, com suas massas prontas de bolo, que passou a ser vendido por toda parte. Também por preços em torno dos R$ 3, mas precisando de leite, ovos e manteiga, bem como um tempo de forno para ficar pronto.

O Monstro decidiu testar, e encontrou um bolo simples melhor de que os que compra já prontos, mas com mais cara de bolo e mais doce. Na verdade lembrava pouco os outros que já conhecia, mas caiu bem, combinando com doce e geléia.

Cuca, segundo uma reportagem encontrada em um jornal do Paraná, vem de Kuchen, que é bolo, torta, em alemão. Diz-se que há variações culturais nos três estados do sul, mas aparentemente é mais forte culturalmente na serra gaúcha.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Surgiu um fiambre com cenouras, estendido pelo Michelangelo de nossa cozinha, sobre enormes cristais de gelatina semelhantes a blocos de quartzo transparente."
M.Proust

Kédi disse...

Como uma boa gaúcha posso dizer que a gente adora uma cuca pra comer junto com um chimarrão no fim da tarde, ou com um café com leite. E tem muitas variações cuca de banana, chocolate, uva, doce de leite, coco tudo de bom que tu imagina menino..
ee delícia.
Pena que é muito engordante..

Se quiser da uma passadinha no meu blog.
www.ajustando-medidas.blogspot.com

Bjs!